Pular para o conteúdo
Home » O segredo da Oprah: da pobreza aos bilhões

O segredo da Oprah: da pobreza aos bilhões

A vida de Oprah nunca foi fácil, e como mulher negra está longe de ser. Em sua infância ela viveu dificuldades e hoje acumula uma fortuna.

Saiba mais sobre a vida e sucesso de Oprah

Um pouco sobre Oprah

Oprah Gail Winfrey nasceu em condição de extrema pobreza, entretanto, através de diversos trabalhos no meio artístico e na área da comunicação, conseguiu dar a volta por cima. Além de ser considerada a pessoa negra mais rica dos Estados Unidos da América desde o ano de 1995.

É possível averiguar que a sua luta para auxiliar mulheres que sofrem violência, e pessoas que se encontram em situação de extrema pobreza, é grandiosa. Vamos conhecer um pouco no decorrer deste artigo, sobre esta mulher que através da sua conduta, conseguiu mudar não apenas a sua realidade, mas a de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo.

Pobreza e abusos – A sofrida infância de Oprah:

Oprah nasceu em 1950, na zona rural do Mississipi, filha de uma mulher jovem que acabou delegando os cuidados maternos à sua avó. O seu pai, não foi um sujeito muito presente em sua vida, fato este relevante na construção da sua infância.

Algumas marcas foram construídas ainda no decorrer dos seus primeiros dez anos de vida, através das violações que seu corpo sofreu. Essas cometidas pelo seu próprio primo, quando ela possuía apenas nove anos de idade.

Quando Oprah completou quatorze anos de idade, se viu numa situação muito parecida com o da sua mãe, ao repetir o ciclo de uma gravidez prematura e solitária. Entretanto, a criança que havia sido gerada neste momento, acabou falecendo.

Na série ‘The Me You Can´t See’, que foi lançada no ano de 2021 na Apple TV +, é possível acompanhar de maneira mais íntima todos os momentos de abusos em família sofridos por Oprah, além das dificuldades financeiras e diversos outros complexos.

Entretanto, mesmo passando por momentos difíceis e vivenciado embates históricos, em que as pessoas negras eram, e ainda são, perseguidas e mortas no seu país, felizmente não conseguiram frear o futuro brilhante de Oprah.

Mudança de planos e vida

Devido a todos estes contratempos, Oprah acabou se mudando para a casa do seu respectivo “pai adotivo”, em Nashville, Tenesse, sendo submetida a um sistema disciplinar dos mais rígidos e severos que ela já havia presenciado.

Deste modo, o seu destaque começou a ser percebido através do recebimento de prêmios em oratória e recitação dramática. Foi ainda na adolescência, que Oprah ganhou o concurso “Miss Black Tennesse”, marcando a sua vida ao lhe render um trabalho na estação de rádio à serviço da comunidade afro americana, a conhecida WVOL.

Saiba mais sobre a vida e sucesso de Oprah

Saiba mais sobre a vida e sucesso de Oprah

O início da fama e o contato com a riqueza

Mesmo tendo passado por diversos tipos de sofrimento de forma precoce, é importante pontuar que os mesmos serviram de combustível para o desenrolar do seu sucesso. Oprah se graduou em Comunicações Sociais e Artes Cênicas, pela Universidade Estadual do Tenesse, através de uma bolsa de estudos integral em meados dos anos 1970.

A partir deste momento, os primeiros passos na carreira televisiva vieram a ocorrer, através da assinatura de um contrato com uma emissora de televisão local para que atuasse como repórter e âncora. Foi através do universo dos talk-shows, que Oprah conseguiu conquistar o público através da sua abordagem feroz, sincera, direta, afetiva e confessional.

Diante desta conduta, acabou dando voz aos oprimidos do seu país, e auxiliou muitos outros que se encontravam na mesma situação, em outras localidades do mundo. Em 1984, Oprah brilhou nos cinemas após estrelar o filme a Cor Púrpura, lhe rendendo o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

O seu programa ‘The Oprah Winfrey Show’ nasceu em 1986, sendo considerado um dos maiores sucessos do século vinte, com mais de vinte e cinco temporadas, e criando o império da primeira e única mulher negra a integrar a lista de bilionários segundo a revista Forbes.

A construção do patrimônio

Atualmente, a fortuna de Oprah gira em torno de três bilhões de dólares, com um faturamento mensal de dez a vinte milhões de dólares americanos. O patrimônio veio a ser construído, basicamente através dos rendimentos adquiridos pela sua empresa, investimentos financeiros e influências no setor imobiliário.

A revista Forbes, é uma das responsáveis por monitorar a fortuna de Oprah desde o ano de 1995, quando esta entrou na lista dos quatrocentos americanos mais ricos. Uma das maiores jogadas da sua carreira, ocorreu no ano de 2011. Devido a uma grande e certeira decisão que foi lançar o seu próprio canal, ‘The Oprah Winfrey Network’ (OWN).

Mesmo com um relativo prejuízo inicial, o empreendimento veio a render uma lucratividade interessante, através da venda de ações do canal para a Discovery Chanel, chegando na casa dos setenta bilhões de dólares. Através de uma decisão contratual, Oprah abriu mão do controle majoritário da rede, entretanto, continua sendo a CEO – Diretora Executiva até o ano de 2025.

Mais investimentos de Oprah

No ano de 2020, Oprah realizou a compra de 10% das ações da marca Vigilantes do Peso por quarenta e três milhões de dólares. No mesmo ano, as ações da respectiva empresa já valiam oito vezes mais ao que foi investido, chegando na casa dos trezentos e sessenta e cinco milhões de dólares.

Mesmo construindo uma grande fortuna no decorrer das últimas décadas, Oprah afirma que o dinheiro nunca foi a sua real prioridade, alegando que o seu foco diário, nuca foi de fato o dinheiro, apesar de saber a importância dele para a sobrevivência dela e de outros indivíduos.

Atualmente ela vive numa mansão comorada por cinquenta milhões de dólares em 2001, em Montecito, Califórnia, e possui muitas outras fontes renda, além do ramo empresarial como: atriz e dubladora, produtora, autora, jornalista freelancer e licenciamentos.

O lado filantrópico de Oprah

Através da sua história, Oprah procurou auxiliar nos últimos anos diversas pessoas que se encontravam em situação de abandono e extrema pobreza. No ano de 2012, chegou a conquistar o prêmio Jean Hersholt, sendo este considerado um Oscar Honorário direcionado para pessoas que se destacam em causas humanitárias.

De acordo com a própria Forbes, a ativista já doou mais de quatrocentos e vinte cinco milhões para a filantropia, até hoje. Esta é uma marca sensacional para uma mulher negra, que compreende a situação que as respectivas populações classificadas como minoria na sociedade, acabam enfrentando.

Dentre as principais bandeiras levantadas, é possível destacar a criação do clube do livro ‘Oprah Book, que possui o intuito de promover a leitura entre milhões de pessoas. O seu ativismo contra o abuso sexual também é gigantesco, demonstrando a necessidade de as pessoas serem ouvidas e acolhidas.

Através de ações movidas pela ‘Oprah Winfey Leadership Academy for Girls’, ocorre a arrecadação de fundos para manutenção de garotas em escolas na África do Sul. Estas são algumas das informações relevantes, de uma mulher que quebrou padrões e paradigmas impostas pela sociedade e tempo em que fora inserida, se transformando numa referência no mundo da economia e filantropia.