Pular para o conteúdo
Home » Explante de silicone ganha força

Explante de silicone ganha força

Com os movimentos de aceitação do próprio corpo muitas pessoas sentiram o desejo de retirar a prótese de silicone. Veja mais sobre o assunto.

Explante de silicone é tendência positiva

Lá nos anos 2000

A partir dos anos 2000 uma moda começou a fazer bastante sucesso entre as mulheres: a implantação de silicone nos seios. Isso porque o estereótipo de beleza era ter seios grandes e firmes. Entretanto, na atual conjuntura, elas realizam bastante o explante de silicone.

Algo que tem um crescimento significativo entre as grandes celebridades também. Dessa maneira, cabe avaliar o motivo de os implantes de silicone. Um dos procedimentos mais realizados pelas mulheres, estar dando lugar ao explante das próteses.

O início do movimento de implantação de silicones

A partir dos anos de 1940, nos Estados Unidos e Japão, surgiu o procedimento de injeção de silicone líquido nos seios de mulheres. Entretanto, a experiência teve consequências ruins à saúde, como infecções e inflamações. Assim, a medicina proibiu a utilização.

Após isso, em 1962, houve o advento das próteses de silicone nos EUA. Dessa vez, foi aprovada por pesquisadores e teve seu auge de popularidade entre as mulheres a partir da década de 1980. A procura pela cirurgia de implante de silicone nas mamas era excessiva, e quando isso acontece, surgem também as críticas.

Assim, a partir de 1992 o órgão de controle de saúde dos Estados Unidos proibiu o procedimento, devido a possíveis riscos de desenvolvimento de câncer. Dessa maneira, a cirurgia continuou a ser realizada em outros países, como o Brasil, e fazendo muito sucesso.

Sendo assim, após outras pesquisas e estudos realizados, os Estados Unidos liberaram novamente a execução do procedimento estético em 2006. Com isso, diversas celebridades se tornaram adeptas a essa intervenção cirúrgica, como Megan Fox e Gisele Bündchen. A colocação de silicone nos seios é o procedimento cirúrgico mais realizado no mundo, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.

O advento do explante de silicone

Após a fama, de notória magnitude, da cirurgia de implantação de silicone, que durou muito ano, houve o surgimento de um novo fenômeno contrastante. Nesse sentido, o explante de silicone é um procedimento que consiste em retirar as próteses mamárias sem a substituição por outras.

Dessa maneira, as mulheres assumem os seus seios naturais. Em muitos casos, quem procura por essa cirurgia ficou com as próteses por mais de 20 anos e não sabiam mais como eram seus seios naturalmente. As motivações para as mulheres abandonarem o silicone são variadas, e vão desde a preocupações com a saúde a uma incompatibilidade com uma nova maneira de pensar.

Explante de silicone é tendência positiva

Explante de silicone é tendência positiva

A saúde é uma das principais razões para o explante de silicone

A suspeita da ligação entre o uso das próteses de silicone e a Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA) motivou muitas mulheres a passarem pela cirurgia de explante de silicone. Trata-se de uma doença autoimune caracterizada por inflamações nas articulações e dores persistentes. Ainda pode causar perda de memória e queda de cabelo.

Apesar de não ser causada apenas por silicone, o organismo pode desenvolver em razão de vacinas, por exemplo, a prótese pode ser um dos estopins. Além disso, também há as Doenças do Implante de Silicone (BII), que não são doenças autoimunes. Porém consistem em uma série de problemas.

Os quais podem ser desencadeados por substâncias que estão no gel que compõe o silicone. Nesse sentido, uma das possíveis consequências é a contratura capsular, a qual acontece quando a cicatriz gerada pelo implante entra em contato com o gel do silicone e provoca alterações nos seios e dor. Também há o desenvolvimento do extravasamento de gel do silicone para fora da prótese.

Essa situação causa dor e provoca inflamações na mama que podem se agravar. Outro ponto é o desenvolvimento do (ALCL). Um tipo de câncer considerado raro, mas que pode ser causado pelo uso da prótese de silicone. Sendo assim, muitas mulheres optam pelo procedimento de explante de silicone para evitar graves consequências à saúde.

Avalia-se o conforto e a economia também

Uma questão considerada na decisão das mulheres em optar pelo explante de silicone é o conforto. Isso porque as próteses precisam ser trocadas e analisadas por manutenção, e esses procedimentos envolvem uma série de exames.

Dessa maneira, apesar de ser possível ficar com as mesmas próteses por cerca de 15 ou 20 anos, as pessoas pensam no momento que esse período chegará ao fim. Sendo assim, precisarão passar por diversos exames. A cirurgia, e procedimentos necessários, como remoção de excesso de pele ou preenchimento com gordura.

Logo, como atualmente as pessoas estão se preocupando mais com a saúde, visando a uma maior longevidade e qualidade de vida. Realizar todos esses processos que envolve a troca de próteses, ainda mais em uma idade avançada, envolve mais riscos.

Além disso, um outro ponto de grande relevância é o valor que as mulheres devem investir. Isso porque, apenas as próteses de silicone, sendo de boa qualidade, custam no mínimo R$ 3.000,00. Elas também devem considerar os preços dos exames, da cirurgia, de outros possíveis procedimentos e dos remédios do período pós-cirúrgico.

A moda agora é ser livre do padrão

É fundamental ressaltar o crescente destaque que o empoderamento feminino tem ganhado nos últimos anos. Na mídia e nas redes sociais, muito é falado sobre os direitos das mulheres e da união feminina. O que se transmite por meio de movimentos que lutam pelas causas do gênero.

Nesse sentido, um dos principais aspectos defendidos pelas mulheres é a liberdade. Isso inclui o abandono dos padrões de beleza estipulados para elas. O estereótipo de curvas acentuadas e seios grandes não deve ser imposto a alguém.

Portanto, muitas mulheres que, no passado, se sentiram coagidas a passar por um procedimento de implante de próteses silicone não veem mais sentido em mantê-los. Dessa maneira, o explante de silicone se torna a melhor opção para elas.

Outra questão que impulsiona essa ação é o apreço pelo natural. Cada vez mais, as pessoas estão aderindo a uma vida mais simples, seja por questões de saúde ou econômicas. A exemplo disso, o número de adeptos do veganismo aumentou nos últimos anos.

Isso faz com que muitas marcas criassem produtos para eles. Sob essa perspectiva, esse comportamento é refletido no explante de silicone. Já que o natural é priorizado em detrimento de uma aparência mais artificial e planejada.

Assim, muitas aderiram a essa tendência, como as atrizes Giovanna Antonelli e Carolina Dieckmann. Logo, faz-se necessário avaliar todos os parâmetros que envolvem o uso de próteses de silicone, principalmente a saúde. O explante de silicone ganhou popularidade recentemente, e já apresenta significativas vantagens.