Pular para o conteúdo
Home » Os desdobramentos do caso Britney Spears

Os desdobramentos do caso Britney Spears

Britney Jean Spears, atualmente se encontra com quarenta anos e chama atenção da mídia, ultimamente pela sua tutela e liberdade.

Britney Spears está finalmente livre?

Em nova declaração sobre família, Britney Spears solta o verbo.

Britney Jean Spears, atualmente se encontra com quarenta anos e chama atenção da mídia a todo instante para os trabalhos realizados durante a sua carreira, mas principalmente, os embates na sua vida pessoal têm um maior destaque dos holofotes.

No ano de 2021, ocorreu o lançamento do documentário “Framing Britney Spears: A vida de uma Estrela”, e o processo de repercussão sobre a sua tutela, abusos de substâncias, problemas familiares e carreira musical. O longa foi organizado pelo The New York Times em parceria com o canal FX, mostrando desde o início da carreira da artista e os problemas que ela acabou enfrentando no ano de 2007.

Deste modo, é possível acompanhar todo o sucesso conquistado à nível mundial e como a sua queda ocorreu de maneira cruel. No decorrer da trama, é possível averiguar como as pessoas próximas à Britney Spears e advogados acabam avaliando a sua carreira, enquanto a mesma batalha nos tribunais para retomar o controle da sua vida. No Brasil, esta série documental é exibida pela plataforma streaming Globo Play.

O processo de Tutela

No ano de 2008, Jamie Spears, pai da cantora Britney Spears, acabou sendo nomeado pela justiça estadunidense, como o responsável legal pelos assuntos pessoais e financeiros da cantora. Britney começou a demonstrar sinais de problemas distúrbios psicológicos, ainda no ano de 2007.

Acredita-se que os mesmos podem ter sido inflamados através de questões pessoais que foram enfrentadas pela estrela como por exemplo o divórcio com Kevin Federline, o processo de perda da guarda dos seus filhos Sean e Jayden, além da internação numa clínica de reabilitação.

Neste mesmo período, Britney foi flagrada atacando o carro de um fotógrafo, além de raspar a cabeça completamente. Diante destes fatos, o pai da cantora acabou entrando com uma petição no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, solicitando uma tutela temporária com urgência.

A tutela legal acaba sendo proporcionada, quando uma pessoa vem a ser considerada incapaz de cuidar de si mesma, assim, algum parente pode entrar com algum pedido no tribunal para controlar os negócios da pessoa.

Nos Estados Unidos da América, esse tipo de petição acaba sendo mais comum quando se fala em idosos, deficientes e pessoas consideradas muito doentes. O caso seguiu em sigilo durante muitos anos, entretanto, alguns documentos acabaram sendo expostos pela imprensa americana que citam “distúrbios psicológicos não divulgados”.

Além de “abusos de substâncias”, como as principais razões para a oficialização da tutela. Em setembro de 2021, a cantora veio a solicitar o fim da tutela imposta pelos tribunais. Vale ressaltar, que durante muitos anos, Britney alegou que o pai tentou extorqui-la com a promessa de realmente abandonar a tutela.

Assim, a famosa deixou claro para o tribunal que gostaria de poder ter o retorno do controle de sua vida, alegando ser capaz de tomar decisões sozinha e principalmente, poderia cuidar da sua saúde mental.

Veja tudo sobre a liberdade de Britney Spears

Veja tudo sobre a liberdade de Britney Spears

O movimento #FreeBritney

Jamie Spears ficou como responsável legal de Britney devido à uma curatela judicial, por um período de treze anos. Deste modo, a artista teve controle de sua vida usurpado não podendo, inclusive, tomar decisões sobre a própria carreira artística além das interferências em sua vida pessoal e de seus filhos.

Inicialmente, os fãs chegaram a comemorar a intervenção, acreditando que a cantora conseguiria dar a volta por cima e sair da situação que se encontrava. Visto que, acreditavam que ela estaria sendo muito bem cuidada por seu pai. Entretanto em maio de 2019, a cantora desapareceu por exatamente três semanas, e a sua fã base deu início ao movimento #FreeBritney, que acabou ganhando força nas redes sociais.

O protesto tinha como objetivo, buscar respostas sobre o paradeiro da cantora, após o cancelamento do show Domination que aconteceria em Las Vegas. A cantora sumiu das redes sociais, e o movimento explodiu de forma mundial, com os fãs realizando investigações por conta própria na internet e realizando protestos pelas ruas de Los Angeles, durante os processos de revogação da tutela.

Artistas de renome mundial apoiaram a causa, como Miley Cyrus, Katy Perry, Mariah Carey, Christina Aguilera e muitas outras. Até mesmo a criação de fundos, com o objetivo de arrecadar dinheiro para arcar com as despesas judiciais e honorários dos advogados, foi desenvolvido.

Britney Spears vence o processo de curatela

No ano de 2021, toda esta história ganhou uma nova versão quando a cantora conseguiu finalmente afastar Jamie de sua vida e de suas decisões. A juíza Brenda Penny, do Tribunal Superior do Condado de Los Angeles, destituiu o Sr. Spears, da responsabilidade de vir a exercer a curatela da cantora.

Foi constatado que era uma  “curatela abusiva do pai”, durante uma audiência. Após a decisão, a cantora chegou a postar um vídeo em que ela estava como copiloto de um avião, fazendo referência à sua liberdade ao mencionar os dizeres “No céu agora! Primeira vez voando em um avião e a primeira vez em um avião a jato”.

A maioria das suas manifestações ocorrem através de postagens em redes sociais, em que acumula mais de quarenta milhões de seguidores. Nas suas redes sociais, constantemente a cantora escreve determinadas postagens que deixam clara a relação conturbada com a sua família.

Em diversos momentos, algumas frases como “Arruinaram os meus sonhos” e “despedaçaram minha vida”, aparecem na timeline. Constantemente, a princesa do pop alega que diversos traumas foram criados por conta do sistema de curatela abusiva.

Em outubro de 2022, a cantora dedicou uma postagem à sua mãe, Lynne Spears, em que vários desabafos foram feitos. Nos escritos de Britney foi possível verificar que a rotina da cantora era traumática devido ao contato com médicos e familiares de maneira semanal.

Britney também chegou a se posicionar sobre o livro “Things I Should Have Said”, com tradução para o português “Coisas que eu deveria ter dito”, escrito pela sua irmã Jamie Lynn Spears. A sua publicação ocorreu logo após a finalização da batalha sobre a curatela, e Britney alega que a sua irmã quer fazer fama às suas custas.