Pular para o conteúdo
Home » Pensando em alimentação natural para cães? Confira as melhores dicas

Pensando em alimentação natural para cães? Confira as melhores dicas

Saiba mais sobre alimentação natural para cães e porque ela é uma alternativa perfeita para melhorar a qualidade de vida do seu pet.

O tópico “alimentação natural para cães” está longe de ser uma frescura. Pelo contrário, é muito comum! Muitos pais de pet estão aderindo a este tipo de dieta para os seus filhotes, substituindo as rações secas e industrializadas por refeições muito saborosas e caseiras. É isso mesmo! São refeições bastantes nutritivas com carnes, legumes, verduras e cereais.

Apesar das rações tradicionais serem ricas em nutrientes, muitas delas possuem uma quantidade de transgênicos, conservantes sintéticos e corantes que podem fazer mal para a saúde do animal de estimação. Como alternativa, a alimentação natural, também chamada pela abreviatura “AN”, surge para tornar a dieta dos pets mais saudável.

Já tinha ouvido falar disso? Está pensando em alimentação natural para o seu cão mas está com dúvida de como começar? Continue aqui que nós vamos te contar tudo que você precisa saber sobre este tipo de dieta canina!

O que é Alimentação Natural?

Você já deve ter conhecido alguém que simplesmente alimentava o cachorro com os restos do almoço ou da janta. Pode parecer absurdo, mas alimentar cães com comidas de humano é um hábito muito comum. No entanto, a lógica da alimentação natural para cães é um pouco mais cautelosa e preparada especialmente para estes animais.

A alimentação natural consiste em preparar a refeição do seu cão de modo caseiro, sem abusar de temperos, óleo, sal ou conservantes. Tenha em mente que nem todo alimento que serve aos humanos, vai servir aos cães.

Primeiramente, consulte um veterinário!

Se você pretende aderir a esta dieta na rotina do seu pet, é recomendável visitar um veterinário especializado em nutrição ou nutrologia para receber as devidas orientações. Jamais comece da noite para o dia!

Mudanças abruptas não são nenhum pouco recomendáveis. Assim como nós, seres humanos, o estômago do pet pode estranhar as mudanças em seu sistema digestivo, principalmente para aqueles que estão acostumados desde sempre com rações.

Além disso, é indispensável consultar um veterinário antes de dar alimentos de humanos para cães com problemas de saúde, como diabetes e obesidade. O veterinário também irá indicar quais alimentos podem ser consumidos e suas quantidades, levando em conta raça, idade, tamanho e outras características.

Comida caseira… Então ele pode comer de tudo?

Não mesmo! Como dito anteriormente, nem todo alimento que serve a nós, serve aos doguinhos. A alimentação natural para cães consiste, primordialmente, em selecionar muito bem o que o seu pet irá comer.

Alguns alimentos podem ser tóxicos, como cebolas, leites e seus derivados, carnes cruas e doces açucarados e gordurosos, sobretudo, o chocolate. Além disso, é recomendável não cozinhar os alimentos com óleo e nem os temperar com sal ou pimenta.

O que incluir na dieta do meu cão?

Por outro lado, muitos alimentos são perfeitamente seguros e saudáveis para os cachorros consumirem, seja diariamente ou apenas como petisco, como frutas e legumes. Abobrinha, chuchu, brócolis, cenoura… Hummm!

Os legumes são perfeitos para incluir na dieta do seu cãozinho. A cenoura, por exemplo, possui poucas calorias, além de ser rica em vitaminas e fibras. Além disso, mastigá-las faz muito bem para os dentinhos do cão!

As frutas caem muito bem como petiscos, como manga, banana e abacate. As maçãs, por exemplo, são riquíssimas em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras – estas últimas ajudam no sistema digestivo do seu cão. Além disso, por ser uma fruta pobre em gordura, a maçã é ideal para pets acima do peso ou mais velhinhos, podendo ser consumida até mesmo com casca.

Carboidratos como batata e arroz integral também podem ser incluídos nesta lista. O arroz, como um cereal, é rico em fibras e também auxilia no sistema digestivo e pode ajudar a aliviar dores no estômago. Quer uma dica de como prepará-lo?! Combine o arroz cozido com pedacinhos de frango – não se esqueça de remover os ossos!

O frango é um dos principais componentes das rações de cachorros. Esta carne é rica em proteínas e pode acompanhar tanto arroz, como citado acima, como legumes. Carne de boi, porco, cordeiro e outros também podem ser adicionados ao cardápio do seu pet. Mas lembre-se: todos devem ser cozinhados e, de preferência, apenas com água ou no vapor.

Afinal, quais são as vantagens da alimentação natural para cães?

Não há dúvidas de que o seu cãozinho vai curtir esta dieta, visto que naturalmente os doguinhos estão sempre de olho nos nossos pratos! Brincadeiras à parte e para muito além disso, lembremos que a dieta natural dos ancestrais dos cachorros, os lobos por exemplo, é feita de frutas, carnes, raízes e etc.

Legumes e frutas concentram muitos nutrientes e antioxidantes que protegem o organismo do animal, como você já leu nas linhas acima. Os alimentos preparados em casa possuem muito mais água do que a ração seca industrializada, auxiliando diretamente nos rins e sistema urinário do pet.

O controle de peso também é um benefício, visto que aqui tem-se uma dieta equilibrada e sem excesso de grãos que compõe as rações. Outros benefícios da alimentação natural para cães incluem a redução de tártaros na dentição, menos odor nas fezes e diminuição de doenças, como alergias, melhorando, assim, o sistema imunológico do animal.

E as desvantagens?

Se você está pensando em aderir a alimentação natural na dieta da mascote deve entender que não será uma tarefa fácil. Mas também não é uma missão impossível! Vale lembrar que você precisa ser, acima de tudo, responsável durante todo este processo.

A orientação de um veterinário especializado em nutrição pet é indispensável para começar esta dieta do seu cãozinho. Investir e seguir os passos e as receitas indicadas pelo profissional garantirão os melhores resultados na saúde do seu pet.

Assim como para nós, o processo de readaptação pode levar algum tempo, visto que o cão está mudando o seu hábito alimentar. Falando em tempo, é necessário dedicar um espaço da sua rotina para o preparo das refeições.

Mas se isso realmente for um empecilho, a novidade é que muitas empresas já fornecem “marmitinhas” para os cães! Todavia, estas mudanças podem causar um impacto significativo na qualidade de vida do seu pet, tendendo a ser melhor se bem organizada. Basta comprometimento e cuidado!